Mente Ativa!!!

Certamente você já ouviu a frase: “mente sã, corpo são”. Para manter o organismo sempre saudável, o papel da mente é fundamental. Quanto mais atividade o cérebro tiver, menores serão as chances de desenvolver algum tipo de demência no futuro. E quanto mais cedo se cria esse hábito, melhor. Porque não começar o novo ano utilizando todo seu potencial?

Trabalhar é importante, e a idade não precisa ser fator impeditivo. Cada vez mais o mercado de trabalho tem recrutado pessoas acima dos 50 anos por conta de sua experiência e visão madura.

Leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, todo tipo de atividade que exercita a mente gera inúmeros benefícios. Evitando a ociosidade, evita-se a depressão.

Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. A Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.

O que é “envelhecimento ativo”?
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ?cam mais velhas.

O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais. Permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.

A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar ?sicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e países. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, ?sicamente incapacitadas e que requerem cuidados.